O movimento Abril Verde busca conscientizar trabalhadores e empregadores em relação à melhoria das condições, a redução de acidentes e de danos à saúde física e mental do trabalhador, assim como a prevenção de doenças causadas em decorrência da atividade laboral.

Neste mês, o Grupo Aldo reforça suas ações em busca de orientar seus trabalhadores e motoristas também. Materiais informativos e educativos, sobre os dados de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho foram distribuídos e publicados nas redes sociais.

Prevenção nunca é demais, não é mesmo?

Por que, abril?

O mês de abril foi escolhido por representar um importante acontecimento. Em 28 de abril de 1969, uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matou 78 trabalhadores. 

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabeleceu a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. No Brasil, a lei federal 11.121 de 2005 institui o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, a ser celebrado neste dia. A data também virou Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, tendo o laço verde como  símbolo de representação.

Desde então, o movimento ganhou força e foi abraçado por empresas, sindicatos, organizações governamentais e não governamentais, que promovem ações de conscientização em todo o país. A campanha busca sensibilizar empregadores e trabalhadores sobre a importância de criar um ambiente de trabalho seguro e saudável, onde a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais seja prioridade.

Comunicação Grupo Aldo