Os encontros coordenados pelo IEG, como o do Grupo Coopera+, são essenciais para promover a evolução contínua dos modelos de CSC, permitindo que as empresas troquem conhecimentos valiosos e aprimorem suas práticas organizacionais, destaca Luana Bravo

O Grupo Aldo participa de um importante grupo de discussões sobre Centros de Serviços Compartilhados (CSC), coordenado pelo Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) há mais de 10 anos. A proposta é trocar boas práticas sobre CSC entre as empresas participantes. O grupo que inclui o Grupo Aldo é o Coopera+.

Em 16 de abril, o Grupo Aldo foi o anfitrião de uma reunião do Grupo Coopera+, focada na “Experiência do Cliente”. O evento foi uma oportunidade para troca de insights e cases. Luana Bravo, Gerente da Controladoria do Grupo Aldo, demonstra o seu entusiasmo pela próxima reunião.

Ao longo do ano, são realizados cerca de cinco encontros coordenados pelo IEG. “Grupos como o Coopera+ são essenciais para promover a evolução contínua dos modelos de CSC, permitindo que as empresas troquem conhecimentos valiosos e aprimorem suas práticas organizacionais. Este é o segundo ano que participamos e é enriquecedor”, destaca Luana.

Uma frase marcante da reunião de abril resume bem o espírito dos encontros: “Olhar para os indicadores verdes é sempre bom, valoriza o trabalho, mas são os vermelhos que indicarão as oportunidades de melhoria e onde devemos investir nossos esforços”.

Claudio Campos, Diretor de Consultoria e Projetos do IEG, destaca que as reuniões seguem uma agenda previamente alinhada entre as empresas dos grupos, onde são apresentados e discutidos cases e temas comuns como indicadores, liderança, comunicação, desenvolvimento de times e boas práticas, além de promover networking.

Porque as empresas envolvidas no Projeto CSC se destacam

“As empresas participantes do projeto CSC se destacam por adotarem uma visão externa de benchmarking, alinhando conceitos modernos e testados mundialmente nos pilares de pessoas, processos e tecnologia. Esse modelo possibilita um olhar mais crítico e amplo, além do ambiente interno de cada companhia”, afirma Campos.

Tendências em abordagem organizacional em 2024

Campos comenta sobre as principais abordagens organizacionais discutidas em 2024, destacando o uso crescente de novas tecnologias, como Inteligência Artificial (IA) e Robotic Process Automation (RPA), e o impacto dessas inovações nas culturas organizacionais. “Desafios no desenvolvimento e retenção de colaboradores e um maior alinhamento com o negócio principal de cada empresa também são temas recorrentes”, acrescenta.

Participação do Grupo Aldo nos fóruns de discussão

A participação do Grupo Aldo nos fóruns de discussão é altamente positiva, permitindo ao Grupo conhecer e se espelhar nas melhores práticas administrativas das maiores empresas nacionais e globais. “Além disso, as empresas também podem conhecer o Grupo Aldo e suas melhores práticas, implementando assim a cultura de benchmarking e networking em sua plenitude”, conclui Campos.

Comunicação Grupo Aldo