Oficinas gratuitas da Orquestra de Sucata unem educação ambiental e arte para mais de 370 alunos da rede pública.
Em 2025, estudantes de oito escolas municipais de São José dos Pinhais (PR) participarão de oficinas musicais gratuitas que unem sustentabilidade e criatividade. A iniciativa é da Orquestra de Sucata, em parceria com as empresas Aldo e DB Diagnósticos, e promoverá 240 horas de atividades entre abril e julho, envolvendo mais de 370 crianças e jovens.
Desde 2015, a Orquestra de Sucata transforma materiais recicláveis em instrumentos musicais, promovendo educação ambiental de forma lúdica e cultural. Agora, com oficinas práticas dentro da rotina escolar, os alunos aprenderão a construir instrumentos com sucata e a explorar sons e ritmos, enquanto desenvolvem consciência ecológica.
Além de estimular o desenvolvimento cognitivo e motor por meio da música, o projeto incentiva o consumo consciente e o cuidado com o meio ambiente. As escolas contempladas são: Ana Maria Moro Dissenha, Cleonice Braga Fonseca, Antônio Nunes da Rocha Rios, Castro Alves, Papa Paulo VI, Leonilda Ravaglio Trevisan, Santa Rita e Eugênia da Cruz Santos Talamini.
“Acreditamos que a educação é a base da transformação, e projetos como esse ajudam a plantar sementes de um futuro mais consciente. A proposta da Orquestra de Sucata é simples e poderosa: faz diferença no dia a dia das escolas e mostra, de forma leve e criativa, que é possível transformar realidades com pequenas atitudes. Temos orgulho de apoiar essa iniciativa“, Patrick Alves, diretor-comercial do Grupo Aldo.
O projeto pode ser acompanhado no Instagram @orquestradesucata, que também oferece tutoriais para quem quiser criar seus próprios instrumentos em casa.
Comunicação Grupo Aldo com Assessoria da Orquestra de Sucata