Evento ocorre pela sexta vez consecutiva e sempre traz novidades, além de muita informação sobre o câncer de mama

O mês de outubro é marcado pelas ações de prevenção do câncer de mama, e no último dia 08, ocorreu uma confraternização entre mulheres, no Posto Linho, carinhosamente chamado de Locatelinho, em Rondonópolis (MT). Esta 6ª edição foi retomada após dois anos de enfrentamento da pandemia.

Na confraternização, as mulheres buscaram aproveitar o evento, compartilhar suas experiências de vida, além de jantarem e dançarem. As funcionárias ainda receberam presentes para que seus dias ficassem ainda mais alegres.

A líder Adriana Maria dos Santos foi uma das participantes e contou um pouco sobre o evento. “É um momento para dividirmos experiências e darmos uma voz ativa a cada uma e também para falarem sobre suas vidas, de como estão. Falam sobre a saúde da mulher e sobre o câncer de mama. Feminicídio e empoderamento feminino também são temas abordados. Um assunto leva a outro”, explica Adriana.

A confraternização que surgiu há mais de seis anos também busca descontrair as mulheres que vão ao evento, pois muitas delas podem estar ‘presas’ a clichês que impedem seu progresso na vida pessoal. “No evento as mulheres com mais experiência dão conselhos para as guerreiras que visam sair de situações complicadas na vida. Isso é algo que acontece espontaneamente na troca que há entre elas”, pontua.

O evento deste ano contou com uma participação ilustre: a cadelinha de estimação do posto, chamada Gasolina, que alegrou quem a assistiu vestida de cor rosa.

A confraternização que virou tradição promete não parar por aí e visa mais um evento para o próximo ano e com novidades. Para 2023, o encontro prevê a participação de psicólogos, por exemplo. Além disso, as organizadoras vão tentar trazer mulheres que já tiveram experiência na luta contra o câncer de mama para responder às principais dúvidas. O objetivo é levar a conscientização sobre a importância da prevenção e já aproveitar o momento para outras abordagens.